Faça o login para acessar os cursos!

Não possui conta? Crie sua conta agora!

Crie sua conta gratuitamente!

Já fez inscrição? Entre na sua conta!

Cursos Grátis

Lean Seis Sigma

Cursos Grátis

Carreira & Liderança

Excelência Operacional

ISO

Lean

Lean Seis Sigma

Projetos

Qualidade

Visualização de dados

A produção de uma vacina contra o novo coronavírus
Supply Chain

26 de agosto de 2020

Última atualização: 31 de outubro de 2022

A produção de uma vacina contra o novo coronavírus

Introdução

Os sintomas do novo coronavírus (COVID-19) já atingiram a todos de alguma forma. Há quem perdeu o emprego, ou teve jornadas de trabalho reduzidas e as empresas que conseguiram se manter no mercado, além reinventar as formas de se trabalhar se seguram, enquanto o Brasil caminha para a maior crise econômica de sua história. Depois da marca de 3,61 milhões de casos e 100 mil mortes por coronavírus no Brasil, a esperança por uma vacina fica ainda maior. Porém muito se tem falado a respeito dos insumos necessários para a fabricação desta. Neste artigo você vai conferir quais os problemas que o Brasil irá enfrentar na produção de uma vacina contra o novo coronavírus.

Confira também:

Em um cenário delicado como o atual, a produção de uma vacina contra o novo coronavírus é uma grande esperança para o Brasil. Acontece que para que essa produção seja possível, muitos entraves terão de ser enfrentados, uma vez que o novo coronavírus expôs a fragilidade de diversos setores.

Economia

No setor econômico, as empresas que apostavam em superprodução utilizando grandes estoques estão pagando caro com a rescisão econômica. Neste sentido, metodologias como o Lean Manufacturing tem se mostrado cada vez mais importantes. A relação da produção puxada com a redução de desperdícios colaborou para que muitas empresas conseguissem sobreviver durante este difícil cenário econômico.

Na FM2S você confere gratuitamente o curso de Introdução ao Lean Healthcare. O curso nada mais é do que um curso de melhoria na Área da Saúde. São apresentadas as ferramentas, bem como exemplos de aplicações reais, para que você se inspire em aplicar as melhorias e já consiga colocar bastante coisa em prática. Confira!

[caption id="attachment_23883" align="aligncenter" width="667"]Introdução ao Lean healthcare Introdução ao Lean Healthcare[/caption]

Política

Do ponto de vista político, a instabilidade agrava ainda mais a pandemia. A falta de uma liderança que renuncie às diferenças de pensamentos e invista na ciência prejudica o estabelecimento de harmonia e união entre líderes para agir em uníssono no combate ao COVID-19.

Saúde

No entanto, o setor que mais sofreu com coronavírus no mundo inteiro foi a saúde. Em primeiro lugar devido à alta demanda de enfermos que esgotaram as capacidades de enfermarias, leitos clínicos e leitos de UTI. Em segundo lugar porque essa alta demanda exigiu muito das cadeias de suprimentos através da produção de equipamentos como respiradores – para auxiliar a manutenção dos pacientes durante o tratamento - EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e remédios de uso geral. Agora o foco caminha em direção da produção de uma vacina contra o novo coronavírus, mas quais são os entraves que devem ser superados para que isso seja possível?

No curso de Supply Chain FM2S, você irá conhecer as ferramentas, indicadores e a teoria por trás de uma boa gestão de uma cadeia de suprimentos (fornecedores, armazenamento e distribuição). Esse curso está disponível na Assinatura FM2S. Nela, por um valor mensal você tem acesso a todos os cursos da nossa Plataforma EAD. Não perca tempo e comece a sua transformação profissional.

[caption id="attachment_24739" align="aligncenter" width="750"]Assinatura FM2S Assinatura FM2S[/caption]

Por que não podemos ser otimistas com a produção da vacina?

A compra de ao menos 220 milhões de doses de duas vacinas contra o novo coronavírus em fase de teste pelo Brasil injetaram ânimo nos cidadãos durante a maior crise sanitária dos últimos 100 anos. O que não vem à tona são as dificuldades que ainda estão por vir.

Adaptação de capacidade

As doses que já foram garantidas pelo Brasil ainda terão que passar pelo processo de envasamento. Assim, o primeiro grande entrave que o Brasil irá enfrentar no que diz respeito a vacina do novo coronavírus é a capacidade das fábricas, não somente quanto ao envase, porém ainda mais quanto sua produção.

A Fiocruz já anunciou que irá iniciar uma reforma nos seus laboratórios, ampliando sua capacidade para viabilizar a nova vacina. A empresa anunciou que já está trabalhando com sua capacidade máxima em função da produção de outras vacinas como a de rotavírus, febre amarela e sarampo, que aumentaram devido aos surtos recentes. Ao final da reforma, ela terá a capacidade de produzir 40 milhões de doses por mês da vacina de Oxford, sem que haja prejuízo em nenhum de seus outros projetos.

Outro laboratório que tem sido muito falado é o instituto Butantã, localizado em São Paulo. Neste caso, a adaptação da fábrica para o envase da vacina chinesa (Sinovac) é um pouco mais simples uma vez que sua produção utiliza uma tecnologia já dominada pelo instituto.

Matérias-primas

Diversos estudos em diferentes fases estão em andamento para provar a efetividade de uma vacina contra o novo coronavírus, mas o que acontece depois que a vacina for aprovada? Exatamente, problemas nas cadeias de suprimentos.

Bem como aconteceram com as máscaras, materiais hospitalares e remédios, as matérias primas necessárias para fabricar o princípio ativo da vacina serão os primeiros recursos a entrarem em falta no mercado devido a sua alta procura.

Além disso, existem outros insumos que são essenciais para que a vacina seja distribuída como os frascos, seringas e agulhas, que foram alvos de alertas por parte de uma associação de fabricantes de produtos hospitalares.

Transferência de Tecnologia

O Instituto Butantã firmou acordo para produção da vacina da gripe em 1999, porém ele só foi concluído em 2013 em detrimento da demora para a transferência e domínio de uma nova tecnologia. Do mesmo modo pode acontecer para a vacina da COVID-19. Seu processamento pode ser tão complexo quanto o desenvolvimento de sua matéria-prima. A promessa é que em 1 ano, tanto a Fiocruz quanto o Instituto Butantã já tenham o domínio de toda a tecnologia.

No caso da vacina chinesa Sinovac, ela utiliza uma tecnologia de vírus inativado, muito semelhante a outras vacinas produzidas pelo instituto Butantã, o que pode ser uma vantagem produtiva. Já a vacina de Oxford utiliza uma tecnologia inovadora jamais utilizada de forma comercial, o que pode representar um desafio maior.

Número de doses

Eis outro fator que agrava ainda mais toda a parte de insumos e matérias primas utilizadas no processo de produção. Nos resultados da vacina de Oxford concluíram que duas doses é o suficiente para a produção dos anticorpos contra o novo coronavírus. Mas quanto tempo irão durar esses anticorpos no organismo? Será necessário vacinar a população com qual frequência para garantir essa imunidade? Todas estas são questões a serem respondidas ao final dos testes clínicos e que influenciarão toda a cadeia produtiva da vacina.

Conclusão

Os entraves de capacidade, produção/fornecimento matérias primas e insumos, tempo de transferência de tecnologia e número de doses são classificados como gargalos previstos na produção de uma vacina contra o novo coronavírus. Gargalo é o recurso, equipamento ou centro de trabalho mais sobrecarregado. Ele é responsável pela etapa mais lenta do processo produtivo limitando a produção à capacidade ou velocidade do gargalo.

Se quiser saber mais sobre gargalos, acesse já: O que é um Gargalo? Como eliminar gargalos dos processos?

Ou seja, mesmo que aprovada a produção da vacina hoje, teríamos ainda que lidar com esses gargalos, que por sua vez iriam atrasar a toda a produção. Portanto, saber como eliminá-los pode representar um grande avanço na corrida para produzir uma vacina contra o novo coronavírus. Essa análise e eliminação de gargalos é extremamente utilizada na linha Lean Seis Sigma e é abordada nos cursos de Lean, Black Belt e Green Belt.

Aproveite para acessar a Plataforma EAD FM2S e conferir as formações Lean e Seis Sigma. Confira também os cursos gratuitos fornecidos pela FM2S!

Equipe FM2S

Equipe FM2S

Blog realizado por um membro da equipe FM2S.