Faça o login para acessar os cursos!

Não possui conta? Crie sua conta agora!

Crie sua conta gratuitamente!

Já fez inscrição? Entre na sua conta!

Cursos Grátis

Lean Seis Sigma

Cursos Grátis

Carreira & Liderança

Excelência Operacional

ISO

Lean

Lean Seis Sigma

Projetos

Qualidade

Visualização de dados

Projeto de vida Lean Seis Sigma: isso funciona mesmo?
Blog

17 de abril de 2015

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Projeto de vida Lean Seis Sigma: isso funciona mesmo?

Como estruturar seu projeto de vida?


Projetos e Vida: no post de hoje gostaria de falar um pouco sobre seu projeto de vida, mais especificamente, sobre os projetos de melhoria pessoais. Para isto, começo perguntando: quem já aplicou alguma ferramenta ou conceito de melhoria na vida pessoal? Você já fez um Ishikawa para entender a causa raiz do déficit financeiro? E a causa daquelas gordurinhas extras?  E um projeto cujo objetivo era aumentar o tempo disponível para brincar com o filho? Tudo isso faz parte do seu projeto de vida.


Brincadeiras a parte, aplicarmos o conhecimento de projetos em nossa vida é algo bastante salutar. Lembro-me de fazer várias planilhas na faculdade em que colocava as notas que precisava tirar em cada uma das provas. Isto ajudava demais no planejamento, o que acabou permitindo bater a meta faculdade sem DPs. Outra ferramenta que apliquei bastante foi a padronização e SMED na hora de fazer o café da manhã. Na noite anterior já fazia uma preparação das coisas que iriam ser consumidas no café, o que me garantia uns 30 minutos a mais de sono.


Para manter a saúde, sempre procurei girar alguns PDSAs. KPIs importantes como peso, % de gordura e kms percorridos em 12 minutos de corrida sempre me acompanharam. Entender o deveria ser feito, em termos de exercícios e nutrição, para garantir as metas nestes 3 KPIs é um desafio constante. Mantém sobremesa? Sorvete ou chocolate? É melhor suco ou água? E aquela cervejinha, causa muito estrago?


Ao longo dos anos, comecei a tratar outros desafios da mesma maneira. Quanto mais ferramentas ou conceitos de melhoria utilizamos, melhor. Todo ano, quando você elaborar seu plano de desenvolvimento ou meta para o próximo ano, planeje como você faria no desenvolvimento de um grande e importante projeto. Green Belt e Black Belt.



Projetos de Vida: a entrega perfeita


Liste as entregas  e crie um cronograma para isto. Atualmente a abundância de fontes para auxiliá-lo é enorme. Escolha bons livros, vídeos e cursos para ajuda-lo a entender o que precisa ser feito para que as habilidades que você precisa sejam desenvolvidas. Precisa apresentar melhor? Há material que, se estudado e praticado, irá ajuda-lo com isto. Precisa dar um feedback melhor para seu time? Há livros que para ensiná-lo. Enfim, com trabalho duro, disciplina e fé, temos a receita para uma vida melhor. Isto sãos os projetos e vida.


Por último, lembro que reclamar sobre falta de tempo não vale. Cada minuto investido no desenvolvimento de uma habilidade irá trazer pelo menos uns 5 minutos economizados no dia a dia. Não tem tempo de ir a curso de Lean? Escolha um on-line. Não tem tempo de ler um livro? Experimente, por uma semana, trocá-lo pela televisão. Não tem tempo de fazer exercícios? Comece com uma caminhada em boa companhia. Viva mais, aprenda mais e torne seus vales mais breves e seus picos mais duradouros.



O que aprendi para meu projeto de vida vendo Narcos?


O artigo de hoje vou dedicar ao tema aprendizado. Como você aprende? Num mundo tão dinâmico como o que vivemos hoje, aprender rápido é uma das habilidades mais procuradas. Mas como desenvolver esta habilidade de aprender rápido? Neste artigo vou detalhar algumas coisas que faço para aprender (e você vai ver que é tão fácil que até assistindo NARCOS você aprende). Vamos lá?


Quando eu aprendo uma teoria ou conhecimento novo, o que procuro fazer para consolidar este novo conteúdo em minha mente é notá-lo sendo aplicado. Aprendi, num dos cursos de nossa empresa sobre a importância do foco no core business. Falando assim, dificilmente um conceito abstrato como este ficaria gravado na minha cabeça. Mas para fixá-lo, começo a buscar exemplos de aplicação. E onde buscar estes exemplos? Pode ser em vários lugares, como na empresa, em reuniões, na conversa com amigos, livros ou até em um momento de descanso, como assistindo a uma série no Netflix (a famosa série NARCOS).


Neste fim de semana eu vi como a perda do foco pode arruinar um intrincado negócio. Vocês já assistiram Narcos? Nesta belíssima série, o projeto de vida de Pablo Escobar é retratada de maneira impar. Por meio da história lá retratada, fica muito fácil entender o impacto que a perda de foco teve em seus negócios. Desde o início da sua transloucada carreira política até a hora em que ele envereda pelo terrorismo, é possível compreender o impacto destas ações para o seu negócio. Quando vi a série, veio a minha mente uma porção de histórias de empresários que, bem sucedidos no início, terminaram seus dias fugindo da miséria. Todos os exemplos que vieram, tinham como ponto fixo a perda do foco.



Narcos ajuda no seu projeto de vida?


Lembrei-me de casos de empresários que compraram fazendas para matar sonhos de criança, mas por isto, perderam todos seus recursos para fomentar o desenvolvimento de novos produtos ou de sua equipe. Outros se perderam no meio de infinitas paixões, começando a misturar empresa e vida pessoal. Alguns se esqueceram das atividades que exerciam e começaram a preocupar-se mais em gastar seus bônus, deixando a operação de lado. Em todos os casos, a falta de foco significou a derrocada.


Outro conhecimento importante que pode ser adquirido na série Narcos, é sobre gestão de projetos e matriz RACI. No início, em que Escobar e seus homens bem treinados comandavam a operação, os projetos eram entregues no prazo, dentro do orçamento e com a qualidade necessária. Depois, com as substituições dos homens chave e a incapacidade de acompanhar os projetos de perto, a taxa de falha subiu bastante. Carregamentos e carregamentos começaram a perder-se em meio a guerras e vazamento de informações. A matriz RACI ficou na gaveta e a informação ficou sem controle. A traição era generalizada e as punições saíram do controle. E assim, Pablo teve de começar a arcar com as consequências e acabar com seu projeto de vida.


Por fim, aproveito este artigo para chamar a atenção sobre o quanto podemos aprender assistindo uma série de TV. O segredo para isto é ligarmos os filtros certos. Da próxima vez que for ver um filme, série ou programa de TV, tente conectá-lo aos conhecimentos que adquiriu recentemente. Veja como aquele conhecimento aprendido é aplicado. Observe o desenrolar e tudo que acontece ao redor. Esta é uma maneira divertida de aprendermos e consolidarmos nossos conhecimentos.

Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.