Faça o login para acessar os cursos!

Não possui conta? Crie sua conta agora!

Crie sua conta gratuitamente!

Já fez inscrição? Entre na sua conta!

Cursos Grátis

Lean Seis Sigma

Cursos Grátis

Carreira & Liderança

Excelência Operacional

ISO

Lean

Lean Seis Sigma

Projetos

Qualidade

Visualização de dados

15 coisas que um Yellow Belt Seis Sigma deve saber
Seis Sigma

23 de setembro de 2018

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

15 coisas que um Yellow Belt Seis Sigma deve saber

Às vezes nos perguntam - que tipo de coisas um Yellow Belt deve saber fazer - é uma ótima pergunta, porque assim como o Green Belt há inúmeros treinamentos disponíveis por aí. O treinamento do Yellow Belt traz o básico do método Lean Seis Sigma, no entanto, alguns cursos podem se mover mais para os elementos técnicos do método do que outros. O ideal é que um faixa amarela tenha a compreensão básica de como melhorar e ser capaz de atuar como parte de uma equipe. Não sabe o que é Lean Seis Sigma? Baixe nosso material e se aprofunde.

15 coisas que um Yellow Belt Seis Sigma deve saber

Selecionamos um conjunto de habilidades para qualquer profissional alcançar o nível de certificação Yellow Belt:

 1 - Conceitos chave

Entendimento de onde o Lean Seis Sigma veio e como se aplica ao seu setor industrial.

2 - Escopo do Projeto

Não entender o problema é onde muitos projetos de melhoria caem. Todos os Yellow Belts devem ser capazes de escrever uma grande declaração de problema para um problema localizado em equipe.

3 - SIPOC

Esta é uma ferramenta crítica para qualquer Yellow Belt para ajudar a entender o escopo.

4 - Voz do Cliente

Considere e utilize diferentes maneiras de desenvolver um entendimento a partir de uma perspectiva do cliente.

5 - Resíduos

Estas são as coisas que os Yellow Belt procuram dentro de sua área de processo escolhida, então eles precisarão reconhecê-los.

6 - Mapeamento do Fluxo de Valor e Mapeamento de Processos

Mapas são ótimos para visualizar um processo - os cintos amarelos devem ser capazes de usar alguns dos métodos básicos aqui.

7 - Principais métricas

Métricas e medições são uma categoria enorme de aprendizado e no Yellow Belt você precisará mergulhar o dedo na água.

8 - Cartas Básicas e Análise

Gráfico de controle, Pareto, Histogramas, Gráficos de dispersão são todos os conhecimentos necessários.

9 - Fluxo

Princípios básicos de fluxo, incluindo a compreensão do fluxo positivo e negativo de lotes vs.

10 - Análises de adição de valor

As faixas amarelas precisarão ser capazes de identificar atividades sem valor agregado em seus processos para que possam começar a desafiar essas etapas.

11 - Análise de causa raiz

Diagrama de Causa e Efeito e/ou 5 Porquês é o requisito básico do Yellow Belt aqui - também haverá algumas das ferramentas gráficas básicas para ajudar a nos levar do palpite ao fato

12 - Erro na prova

Entenda o conceito de prova de erros com exemplos práticos em uso.

13 - 5S

Entenda os 5 termos associados à ferramenta, juntamente com seus significados e como implementar efetivamente no local de trabalho.

14 - Gerenciamento visual

Cartões visuais (Kanban), alertas de sinal (Andon) e placas de vídeo são uma das principais técnicas para tornar o trabalho visível.

15 - Procedimentos Operacionais Padrão

Um grampo de controle e padronização de desempenho - cintos amarelos podem estar envolvidos em escrever estes e assim eles precisarão saber o que compõe um bom POP.Curso Yellow Belt gratuito

Aproveite o curso Yellow Belt da FM2S totalmente gratuito por tempo limitado.

O curso é ideal para gerentes

As habilidades desenvolvidas em um curso de Yellow Belt combinam perfeitamente com o papel dos gerentes de nível médio. Estou falando de gerentes de equipe ou gerentes de operações. Isso porque eles não usarão essas habilidades o tempo todo, mas quando precisarem deles, serão capazes de retirá-los e resolver problemas que antes não foram resolvidos ou foram resolvidos. Só aprenderão as habilidades necessárias e nenhum dos elementos que não precisam para o ambiente em que estão inseridos. Isso ajuda os alunos a absorverem todo o conteúdo entregue em 2 ou 3 dias e a começar a aplicá-lo rapidamente. no local de trabalho. Se você está procurando por desenvolvimento ou quer desenvolver sua equipe, então Yellow Belt Lean Seis Sigma pode ser o caminho a percorrer. Veja o vídeo abaixo e acesse nosso blog: Yellow Belt: Por que você deve obter essa certificação?

 

Dica: Se você deseja ser um agente de melhoria em suas organizações ou quer se preparar para o mercado de trabalho tendo um certificado de peso em seus currículos, este curso é para você! Estou ciente de que esta não é uma lista exaustiva de todas as ferramentas e técnicas do Lean Seis Sigma e há uma certa sobreposição tanto com o Green Belt quanto com o faixa preta - mas há algum outro “must haves” faltando nessa lista? Algo que você acha que é essencial para um Yellow Belt Lean Seis Sigma conhecer e entender? Deixe seu comentário!

Leia mais no blog

Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.