Faça o login para acessar os cursos!

Não possui conta? Crie sua conta agora!

Crie sua conta gratuitamente!

Já fez inscrição? Entre na sua conta!

Cursos Grátis

Lean Seis Sigma

Cursos Grátis

Carreira & Liderança

Excelência Operacional

ISO

Lean

Lean Seis Sigma

Projetos

Qualidade

Visualização de dados

PPCP: o que é e como implementar na produção?
Melhoria de Processos

29 de novembro de 2018

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

PPCP: o que é e como implementar na produção?

Planejamento e controle da Produção

O que é o PPCP: Planejamento e Controle da Produção?

Para uma operação eficiente, eficaz e econômica em uma unidade fabril de uma organização, é essencial integrar o PPCP (sistema de planejamento e controle da produção). O planejamento da produção e o controle subsequente da produção seguem a adaptação do design do produto e a finalização de um processo de produção.

O planejamento e controle da produção abordam o problema fundamental da baixa produtividade, gerenciamento de inventário e utilização de recursos.

O planejamento da produção é necessário para agendamento, envio, inspeção, gerenciamento de qualidade, gerenciamento de estoque, gerenciamento de suprimentos e gerenciamento de equipamentos. O controle de produção garante que a equipe de produção possa alcançar a meta de produção exigida, a utilização ideal dos recursos, o gerenciamento da qualidade e a redução de custos.

Planejamento e controle da produção é um ingrediente essencial para o sucesso de uma unidade operacional.

Quais os benefícios do PPCP Planejamento e Controle da Produção?

Os benefícios do planejamento e controle da produção são os seguintes:

  • O PPCP garante que a utilização ideal da capacidade de produção seja alcançada, por meio de programação adequada dos itens da máquina, o que reduz o tempo de inatividade, bem como o uso excessivo.
  • O PPCP garante que o nível de estoque seja mantido em níveis ótimos em todos os momentos, ou seja, não há excesso de estoque ou estoque insuficiente.
  • O PPCP também garante que o tempo de produção seja mantido no nível ideal, aumentando assim o tempo de giro.
  • Uma vez que negligencia todos os aspectos da produção, a qualidade do produto final é sempre mantida.

O que é o Planejamento da Produção?

O planejamento da produção é uma parte do planejamento e controle da produção que lida com conceitos básicos sobre o que produzir, quando produzir, quanto produzir, etc. Envolve uma visão de longo prazo no planejamento geral da produção. Portanto, os objetivos do planejamento de produção são os seguintes:

  • Para garantir a quantidade certa e a qualidade da matéria-prima, equipamentos, etc. estão disponíveis durante os períodos de produção.
  • Assegurar que a utilização da capacidade esteja em sintonia com a demanda prevista em todos os momentos.

Um planejamento de produção bem pensado garante que o processo geral de produção seja simplificado, proporcionando os seguintes benefícios:

  • A organização pode entregar um produto de maneira oportuna e regular.
  • Fornecedores são informados com antecedência sobre a exigência de matérias-primas.
  • Os investimentos em estoque são reduzidos.
  • Reduz o custo total de produção ao aumentar a eficiência.

O planejamento de produção cuida do planejamento de produtos e do planejamento dos processos por meio de duas estratégias básicas. O planejamento da produção é feito em três diferentes níveis dependentes do tempo, ou seja:

  • Planejamento de longo prazo, que trata do planejamento da instalação, investimento de capital, planejamento da localização, etc;
  • O planejamento de médio prazo lida com previsão de demanda e planejamento de capacidade; e
  • Planejamento de curto prazo, lidando com operações do dia a dia.

O que é o Controle de produção?

O controle de produção procura utilizar diferentes tipos de técnicas de controle para obter um desempenho ideal fora do sistema de produção, a fim de atingir as metas gerais de planejamento de produção. Portanto, os objetivos do controle de produção são os seguintes:

As vantagens do controle de produção robusto são as seguintes:

  • Garantir um fluxo suave de todos os processos de produção
  • Garantir a economia nos custos de produção melhorando, assim, o resultado final
  • Controlar o desperdício de recursos
  • Manter o padrão de qualidade através do ciclo de vida da produção.

O controle de produção não pode ser o mesmo em toda a organização. O controle de produção depende dos seguintes fatores:

  • Natureza da produção (orientada para o trabalho, orientada para o serviço, etc.)
  • Natureza da operação
  • Tamanho da operação

O planejamento e o controle da produção são essenciais para o prazer do cliente e o sucesso geral de uma organização.

Quais as características do planejamento de produção?

Você precisa entender que durante o planejamento de produção, você está olhando para a visão de longo prazo desse sistema de produção dentro da empresa e, portanto, é necessário garantir que sua peça de planejamento de produção contenha os objetivos de:

  • Disponibilidade de materiais nas quantidades certas e na hora certa, o tempo todo
  • Utilização completa dos recursos e lançá-lo junto com a previsão que você planejou

Com isso, seu planejamento de produção está cuidando de:

  • Roteirização
  • Agendamento
  • Carregamento

[caption id="attachment_17170" align="aligncenter" width="700"]ferramentas da qualidade Ferramentas da Qualidade[/caption]

Roteirização no Planejamento e Controle da Produção

Esse aspecto do planejamento abrange a rota exata que o produto ou materiais tomará enquanto estiver na linha de produção. Toda a operação é cuidadosamente planejada e projetada, e seu caminho e ordem sequencial são estabelecidos e acordados. É nesse estágio que o uso de máquinas e o recurso certo são levados em consideração. A quantidade envolvida no trabalho da máquina contra a mão de obra é determinada e planejada.

No caso da roteirização, durante o planejamento dessa etapa, é essencial entender que essa etapa incentiva os gerentes de projeto a encontrar a melhor e mais econômica linha de trabalho que as operações precisam passar. A gestão da qualidade é assegurada dentro das tarefas desta etapa.

Agendamento no Planejamento e Controle da Produção

Este estágio serve para determinar o tempo necessário em torno do processo, máquinas e recursos para concluir uma tarefa, atividade ou etapa específica. Esses passos individuais são então amalgamados e o tempo total para uma operação é determinado, dando ao gerente de projeto informações suficientes para traçar um plano eficiente para criar e empacotar produtos na linha.

A priorização é outro fator que é dada a devida importância nesta etapa. O fluxo de trabalho e os padrões baseados no tempo e na prioridade são determinados aqui.

Carregamento no Planejamento e Controle da Produção

Aqui é onde a execução do agendamento e roteirização ocorrem. A carga em cada ponto da rota e o início-fim de uma atividade ou operação é verificada para ajuda e suporte de recursos. A atribuição de pessoal de trabalho individual ocorre neste estágio e a eficiência do processo é colocada em teste. O que já foi feito é comparado a um cenário ideal e as simulações são feitas com base nelas. O teste revelará a natureza do trabalho e quanto mais rápido você pode, como gerente de projeto, pode permitir que o processo vá além de sua capacidade atual.

Controle de produção

Uma vez implementado o plano de produção, manter os processos sob controle e em linha é o papel do controle de produção. Isso garante que haja um certo nível de monitoramento no fluxo de trabalho de produção e nos recursos que estão funcionando de acordo com o fluxo de trabalho. Ajustes em caso de qualquer desvio podem ser feitos durante o controle de produção. Etapas e medidas são previstas e colocadas em ação para que a produção tome sempre o caminho pretendido e estabelecido durante a fase de planejamento da produção.

Quais os Benefícios do Planejamento e Controle da Produção (PPC)?

  • Alta produtividade de pessoal e maquinário à medida que as entradas e saídas (fim-a-fim) são atendidas.
  • O tempo ocioso é reduzido ao mínimo e mais ênfase é permitida no fluxo do processo e seu bom funcionamento.
  • O desempenho pode ser monitorado e o feedback eficaz pode ser dado aos funcionários ou as máquinas podem ser atendidas.
  • A utilização adequada das máquinas e da força de trabalho é incentivada e seguida.
  • O trabalho entre o pessoal é regulado de modo a evitar subcarga ou sobrecarga de trabalho.
  • Níveis ótimos de coordenação são mantidos na linha de produção, por meio da implementação do Planejamento e Controle da Produção (PPCP)
  • O custo é efetivamente controlado e gerenciado com planejamento e controle sinceros do desperdício na linha de produção.
  • A qualidade alcançada é do mais alto nível e é mantida em todo o fluxo de trabalho.

Quais as limitações do planejamento e controle da produção (PPCP)

  • Este sistema é baseado exclusivamente em suposições; se as suposições estiverem corretas, você terá uma implementação bem-sucedida, senão, seu planejamento e controle da produção (PPCP) terá falhas;
  • Esse sistema pode enfrentar a rigidez dos funcionários por meio de seu comportamento;
  • O Planejamento e Controle da Produção (PPCP) é difícil para empresas e organizações de pequena escala, pois é extremamente demorado;
  • O custo inicial de configuração é extremamente alto e não será acessível para muitas organizações;
  • Altamente dependente de fatores externos, como mudanças e atualizações de tecnologias, regras e regulamentações governamentais;
Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.